Fotomontagem de uma parte do composto visual do Branding da Coca-Cola |
Analise utilizando o Google Trends com pesquisa restrita a 90 dias no Brasil |
Comecei analisando se foi realmente feito alguma coisa ou se foi um caminho natural. Para só assim partir para ver se valeria alguma coisa entender o problema ou se era perda de tempo. Ai tentei identificar o que rolou em paralelo ao evento e me recordei que tinha visto compartilhado no Facebook:
Essa resposta recebeu um pesado investimento por parte da Assessoria de Imprensa, pois todos os veículos oficiais se esforçaram para maximizar seu impacto e mesmo que fosse um vídeo comum, totalmente dentro dos padrões institucionais sem rupturas, foi tomado por toda imprensa como "a resposta". Mas o que para mim foi mais efetivo é o título escolhido para o vídeo "Conheça a verdade sobre a Coca-Cola", não tem como negar isso, é a "verdade" e ponto.
Só por curiosidade, fui ver quem é atualmente responsável pela Assessoria de Imprensa e descobri que é a Textual, conforme página oficial da Coca Cola.Mas voltando ao vídeo, vale destacar que foi visualizado por aproximadamente 5 milhões de pessoas, foi postado em 20/09/2013, quando a crise da #ratocola ficou mais forte nos trends.
Retirado do Youtube |
Analise usando Tweetlevel |
Observe também que foi produzida uma versão alternativa e segmentada desse mesmo vídeo:
No fim a questão se diluiu e a crise foi totalmente controlada, mas independentemente de fato e ficção ficou uma sensação pairando de algo errado e por mais que o buzz que não seja forte, o momento sociopolítico brasileiro atual é de revoltas e revoluções
Retirado da página oficial da Coca-Cola no Facebook |
E tenho visto muitos "Igors" por ai. A questão é como a Coca Cola irá inovar e romper paradigmas? E o público já se cansou dos ursos polares e papai Noel no natal?
Concluí o objetivo da postagem, mas terminei com mais perguntas que quando comecei. Mas concluo com um vídeo da Coca-Cola (em inglês) que lhe fará refletir, pois ela mesma se questiona.
Por coincidência eu vi esse vídeo hoje, depois de ler uma reportagem na Revista do Globo de domingo sobre a batalha do passinho, onde se falou sobre esse vídeo (ei! plantada pela assessoria?). Fiquei curiosa e fui ver o vídeo - e engraçado que eu comecei a pensar na Coca-Cola enquanto assistia, alguma coisa na música me fazia lembrar de Coca... foi quando percebi a camiseta "I love Coke" da moça, e depois vi que a camiseta amarela também trazia Coca-Cola escrito... e achei genial! O vídeo não tem assinatura, não tem nada, mas a gente pensa na Coca-Cola imediatamente. Abs, Flavia
ResponderExcluirRealmente Flávia, foi essa a sensação. Fico feliz que tenha gostado do texto! Um grande abraço, volte sempre.
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