sábado, 26 de março de 2011
Need for Speed: Shift 2 Unleashed
Postado por
Eilandril
Essa é minha aposta do ano nas corridas. Com Need for Speed: Shift 2 Unleashed a Eletronic Arts Games rompeu 2 paradigmas do mercado: técnica e marketing.
O que mais me surpreendeu foi ao pensar em escrever um post simples sobre lançamento, foi ver essa imagem:
E me perguntei, porque colocar notas... se elas não são máximas? Ai comecei a pesquisar e tudo começou a tomar forma. Quando entrei no site oficial do game encontrei um site igual tradicionais, mas com alguns toques diferentes. Acessei o Gamasutra e encontrei uma entrevista relevante, com um comentário curioso: "The founding of a social and mobile games business seems like a departure for Slightly Mad, whose founders have roots in racing sims. But Duhan said even with non-racing social titles, "It's still gameplay, it's still creating interesting games for people. ... I know that they know how to make a good game." (tradução parcial). Ai comecei a entender o conjunto da estratégia, pois tudo residia na cultura da equipe criadora.
Need for Speed: Shift 2 Unleashed, tem raízes em uma cultura de marketing muito bem fundamentado e por isso detalhes como as fontes do site oficial passarem a mesma sensação proposta pelos vídeos e os próprios vídeos usando técnica hollywoodianas e se inspirando nos efeitos inventados pelo irmãos Wachowskis, criaram junto com facebook, twitter, podcasts e toneladas de banners em diversos sites criam um perfeito alinhamento. O game, além de ser tecnicamente (em março de 2011) perfeito tem uma comunicação concisa e coerente em todos os canais online, onde os canais realmente interagem com os fãs e informações são liberadas em doses homeopáticas criando uma ansiedade e maximizando a expectativa para o lançamento.
A resposta simples para esse banner é "adjetivos". Eles reforçam o alinhamento proposto, com a percepção de formadores de opinião.
Parece que Ian Bell (CEO da Slightly Mad Studios, empresa que segundo o Gamasutra é responsável pela criação do Need for Speed: Shift 2 Unleashed) realmente criou um legado para a indústria dos games. Simplicidade, concividade e coerência são a chave do sucesso em propaganda.
E no quesito técnica e mais propriamente sobre as possibilidade do games, sites como o Gamevicio e PCgamers falam muito bem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou ansioso para saber sua opinião, seja honesto, direto e educado.