quarta-feira, 13 de abril de 2011

Redes sociais e emprego


A revista Info, publicou uma matéria que me chamou atenção "6 redes sociais que podem ajudar na carreira".Essa matéria destaca 6 redes de diversos estilos que juntas parecem ter uma sinergia forte. Isso somado a uma discussão que iniciei no Linkedin, por coincidência uma das redes indicadas lá, me fez questionar a estratégia de marketing pessoal ideal para internet (se é que o termo "ideal" pode ser aplicado aqui...).

Muitas perguntas surgem quando qualquer um resolve procurar empregos via internet ou tentar estabelecer um networking relevante. Então resolvi fazer um post-tuto para os iniciantes no assunto e será organizado por níveis de complexidade, do menor para o maior. Obviamente iniciativas mais sérias dedicam mais tempo, mas considerando que seja um investimento de quem está a procura de um emprego, acredito que seja um tempo válido.



A forma mais simples é se inscrever em sites de emprego, pois eles demandam um grande trabalho inicial, mas a longo prazo acabam se tornando um processo mecânico que tomam pouco tempo. Alguns que já usei e recomendo: Catho, Vagas, e Monster.

A chave do sucesso nesses sites é ter um currículo conciso, não adianta ser formado em medicina, especializado em astronomia e querer trabalhar com psicologia. Tem que ser coerente e se tiver cursos que fujam muito da sua formação, omita.



Como a matéria da revista Info bem falou redes sociais são uma excelente ferramenta. Mas não adianta ter uma rede social como o Facebook e só ter jogos na sua timeline. Uma rede social é como o estabelecimento de uma amizade: se você só ficar falando besteira, ninguém vai confiar em você.



Offline + Online. Se você já tem contatos e é de alguma forma já inserido no mercado, mas só está passando por dificuldades é de extrema importância não ficar parado. A primeira iniciativa que tomei foi participar de todos os seminário, palestras e eventos ligados a minha área. Isso foi maravilhoso, porque tive a oportunidade de aprender muito e me aperfeiçoar, mas foi uma oportunidade para eu fazer novas amizades e distribuir alguns cartões. Uma técnica é conversar a respeito de assuntos que envolvam alguma postagem do seu blog ou das suas redes e trazer a pessoa para sua rede, pois no mínimo é alguém interessado nos mesmo assuntos.



Integrando tudo. Com o tempo, as redes sociais se mesclam e se tornam elementos associados as demais estratégias, em alguns pontos se tornando indistinguível a diferença. Basicamente é ciclo que pode ser iniciado de qualquer etapa. Assunto levantado, gera um post, que inicia uma discussão, se a discussão for interessante é levada para outros meios e geram novos assuntos.



Parece simples e básico, mas um cuidado deve ser tomado: Coerência. Óbvio que a maior parte da minha rede é formada por pessoas que não estão diretamente ligadas ao meu trabalho, portanto não vou falar exclusivamente disso, maaaas atenção ao dia a dia! Não seja preconceituoso, não seja extremista em qualquer assunto, não crie flames sem um objetivo coerente, não ofenda, não brigue e principalmente não deixe de ter prazer no que faz!

2 comentários:

  1. Muito bom o post amigão!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que tenha lhe sido útil. Mudou alguma coisa na sua rotina online ou não viu aplicação?

    ResponderExcluir

Estou ansioso para saber sua opinião, seja honesto, direto e educado.