A Most Viral Brands 2010 uma foi pesquisa muito bem elaborada e apesar de não estar totalmente atualizada com o timing da internet, não deixa de ser uma referência esplendida.
A Nike com sua brilhante super produção: Nike Football Write the Future lidera absoluta todos os rankings. Mas é interessante destacar que a Nike é uma das poucas super produções bem sucedidas em virais. Confira um dos vídeos de maior sucesso:
Facebook x Twitter
Muitos discutem a eficiência dessa dupla e existem fervorosos defensores de cada uma dessas ferramentas, mas é de comum acordo que são ferramentas totalmente complementares. A pesquisa Most Viral Brands 2010 divulgada amplamente através de um prático infográfico (confira ele aqui) deixa clara a vantagem do Facebook sobre o twitter, mas existem análises mais profundas a serem feitas.
Reuso
No Facebook a mensagem fica, no perfil/comunidade/grupo e permanece durante longos períodos, motivo este de o Facebook conseguir atingir muito mais alvos e propagar mensagens melhor a longo prazo.
Repercussão
A vantagem do Twitter em relação ao Facebook é o tempo de propagação. Assim, uma mensagem eficiente disparada através do Twitter leva menos de 1 segundo para atingir milhares de pessoas enquanto o tempo de propagação do Facebook é bem mais lento, ou seja, twitter é mais eficiente principalmente a curto prazo.
Dilema
A estratégia ideal para uma mensagem permanente ou uma estratégia de marketing é ter um Twitter bem desenvolvido e com alta taxa de interação com os contatos para com ele propagar o Facebook. Dessa forma criando uma rede em camadas que no primeiro momento pega os navegadores mais fugazes e formadores de opnião, posteriormente o grande publico tem acesso a mensagem. No ultimo estágio o Twitter cria uma manutenção do assunto e o Facebook é responsável por dar meios mais duradouros de propagar e acessar a mensagem.
Crepúsculo
A equipe de Stephenie Meyer (autora a badalada série teen Crepúsculo) incluiu nessa estratégia uma rede social própria, uma intrincada rede de blogs e múltiplos canais complementares. O que além de ser responsável pela quarta posição da marca (com mais de 11 milhões de visualizações) a colocou a frente de marcas como Apple e Google. Portanto o Mix de possibilidades é infinito, a regra é bom senso e atenção com a forma que as pessoas usam essas ferramentas.
Referencia: The viral brands 2010: Rubberrepublic.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou ansioso para saber sua opinião, seja honesto, direto e educado.